CINEMA - interpretações quentes em TERRA FRIA

NORTH COUNTRY / TERRA FRIA (2005 - Niki Caro)
É impossível não fazer uma comparação com NORMA RAE, o clássico de 1979 de Martin Ritt que valeu o Óscar de Melhor Actriz Principal a Sally Field. Ambos são filmes de intenso teor dramático, com uma fortíssima carga política, quase sindicalista. E ambos representam assombrosas interpretações dos seus actores.
Em TERRA FRIA, uma mulher foge de sua casa com os seus dois filhos e regressa à sua terra natal, fugindo de um marido abusador e violento. Procurando a sua independência, aceita o convite de uma amiga para trabalhar nas minas locais. Aí, ela é vítima de maus tratos e constantes assédios por parte dos trabalhadores masculinos. Tanto ela como as outras trabalhadoras vivem em constante sobressalto o que desencadeia uma dolorosa luta contra o sistema instituído. Esta mulher é Charlize Theron, em mais um empolgante papel, contribuíndo para valorizar cada vez mais esta actriz, transformando-a num dos pesos pesados desta geração. Já em MONSTER e em THE DEVIL'S ADVOCAT ela revelou o seu talento, aqui, talvez a consagração. Bem secundada por muito boas interpretações de actores como Frances McDormand, Woody Harrelson, Sean Bean, Sissy Spacek e Richard Jenkins, juntos contribuem para a consagração de um dos melhores dramas de 2005.
Niki Caro, a jovem cineasta Neo-Zelandesa, ainda no início de uma carreira que parece, para já, muito prometedora, aposta num registo simples apoiado sobretudo na intensa carga dramática do argumento e claro, no imenso leque de grandes actores à sua disposição. E a verdade é que se sai muito bem desta empreitada. NORTH COUNTRY é um filme forte, intenso e seguro, uma boa história bem contada e muito bem interpretada. Talvez haja neste filme mais mérito dos actores do que da realizadora, mas a verdade é que Niki Caro, foi suficientemente inteligente para deixar isso acontecer e não travou o filme com artifícios desnecessários muito habituais em cineastas em início de carreira.
NORTH COUNTRY não é uma obra original ou revolucionária, é mais um filme em registo quase documental que fica na retina.
NOTA: 7
ver trailer

Sem comentários:
Enviar um comentário