segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

CINEMA - CARS, mais um must da Pixar!


CARS / CARROS (2006 - John Lasseter e Joe Ranft)

De regresso ao activo, John Lasseter volta a encher o grande ecrã com mais um filme memorável made by Pixar. Após a revolução que foi TOY STORY, filme que fez história e abriu as portas ao admirável mundo novo das animações CGI, Lasseter não deixa os seus créditos por mãos alheias e enche-nos de adrenalina com este CARS. Poder-se-à dizer que se trata de uma entradinha, para degustar e entretar, enquanto não sai o muito aguardado TOY STORY 3.
CARS acaba por sair melhor que a encomenda e de simples entrada passa a prato principal.

Como é apanágio da Pixar, tudo gira em torno da história e dos personagens. Um jovem e talentoso carro de corrida está prestes a conquistar a fomosa Piston Cup. Para isso precisa de vencer uma última corrida frente aos seus dois rivais. Este nosso herói, de nome Lightning McQueen (voz de Owen Wilson) é um jovem arrogante que se julga o maior do mundo. Durante uma viagem para a Califórnia, acaba por se separar do seu transporte e perdido vai parar à decadente e isolada vila de Radiator Springs. Aqui encontra um grupo de personagens tão variadas quanto divertidas, onde a custo de muito sacrifício pessoal e uma imensurável dose de humildade, aprenderá a dar valor aos outros. A moralidade intrínseca e que se exige está presente, como alías é hábito neste títulos, para além de um texto bem trabalhado e escrito. Texto esse bem ensaiado e que resulta muito bem com as vozes de Owen Wilson, Paul Newman, Bonnie Hunt e Larry the Cable Guy.

Mas para além das questões do conteúdo vem a questão da forma e aqui meus amigos... há tanto a dizer. Os contrastes cromáticos, as texturas cintilantes, os horizontes a perder de vista, os reflexos de cortar a respiração, os movimentos de câmera a rasgar a tela, a montagem sincopada e electrizante, os rasgos de pormenor que definem a genialidade, o humor inteligente captado nos detalhes da animação, os slowmotions de elegância estilizada, enfim... CARS é um filme tecnicamente virtuoso, um filme que eleva ainda mais o nível de qualidade que esta nova animação atingiu, juntando rigor gráfico ao rigor literário.

Nota:8
movieclips, trailers e entrevistas

4 comentários:

Unknown disse...

Top 5 (filmes do ano)

-Babel
-Litlle Miss Sunshine
-Lady in the Water
-The Departed
-16 Blocks

Mexia disse...

não conheço nenhum dos filmes acima.
mas conheço o CARS.
esse épico da animação tão bem feito, que dá vontade aos pais que os filhos peçam e chateiem a "molecula" a um gajo só pra verem o faisca mcqueen.
é uma verdadeira delicia.

Miriam disse...

Munta fixeeeeeeeeeeee!!!Adorei esse filme sobretudo o lugar secreto onde a Sally leva o Faísca toda aquela vista... Lindooo!!! Eh ehe!

soledade disse...

O 16 blocks tem o dedo do Donner. E isso nota-se. Num ritmo light, numa atmosfera enclausurada e densa. Sim senhor. Grande policial.

O Departed faz lembrar um pouco aqueles filmes do Soderbergh mas sem piada e muito mais noir. Eu gostei mas, melhor filme do ano, nããããã.